Para início de conversa...



Espero aqui iniciar uma boa conversa sobre o que nós todos esperamos e desejamos para nosso futuro comum. Embora em princípio esse blog tenha interesse em desenvolver propostas para o município, fica aberta a possibilidade de avançar para outras esferas e escalas. Tudo vai depender da maneira como nossos leitores encaminharem as discussões.

Como diz o nome do blog, estamos interessados em gerar um novo mapa desse município, incorporando as preocupações, angústias, sonhos e esperanças das pessoas que são capazes de sonhar. Queremos uma cidade nova para tempo novo! Então, vamos à luta!

Aqui vamos privilegiar as propostas, acima das preferências políticas. Então, todos tem espaço aqui, na medida em que encaminhem propostas honestas para o desenvolvimento do município.

Naturalmente, é necessário ter algum parâmetro, então eis algumas regras básicas!

- Aqui se respeitam os direitos humanos: nada de racismo, sexismo nem preconceito social, de credo ou crença. Qualquer referência a esses temas deve ser feita com respeito e o maior cuidado com o sentimento alheio.

- Estamos todos indo na mesma direção, então, respeita-se sempre a opinião alheia, por mais que pareça absurda e desde que essa opinião respeite as regras propostas acima.

- Mantenha o bom humor, não seja sarcástico nem irônico de forma maldosa. A ironia precisa ser um fator de crítica, não de agressão.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sobre a remoção dos moradores da Serra do Mar

É importante ler o documento sobre o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra Mar que se encontra no link a seguir: http://www.habitacao.sp.gov.br/download/serra-do-mar/BR-L1241%20EAS.pdf

Essa é a proposta do governo do Estado para recuperação da Mata Atlântica no nosso município.

Um trecho:

"A sociedade civil estará sendo amplamente beneficiada pelo Programa também
sob outras óticas. Para a população que foi erradicada do Parque, condições
humanas dignas estão sendo oferecidas em prol da melhoria ambiental do Parque
e da redução de riscos diversos, fato este que o trabalho de assistência social
trabalha juntamente com o tema ambiental, sublinhando as remoções. A
população remanescente nas áreas desafetadas também ganhará uma nova
dimensão ambiental ao habitar em bairros consolidados, além de contarem com
áreas de lazer e possivelmente de renda através dos mirantes e auditórios em seus
bairros."

Seria interessante saber o que pensam as populações afetadas pelo projeto. Por mais interessante que seja a proposta e eu particularmente vejo muitos aspectos positivos, já passou da hora de mudar a relação entre povo e governo. Soluções muito boas para uma parte da população pode ser prejuízo para outra. Se isso acontece, todos perdem e a melhor maneira de evitar isso é realizar uma discussão ampla com todas as partes envolvidas.
Infelizmente, o povo não tem muita tradição nem consciência política, o que acaba prejudicando muito sua relação com o Estado. Talvez seja essa a primeira coisa a se trabalhar. Caso contrário a opção será sempre ter de se render à tecnocracia dos governos que acham que sabem mais sobre os cidadãos do eles mesmos.