Esta é quase a mesma carta publicada anteriormente, mas sem o uso de variação no tom de cor para indicar o intervalo de classe de população absoluta.
Em busca de novos horizontes, um olhar sobre nosso território se faz necessário. A partir do hoje, se faz o amanhã.
Para início de conversa...
Como diz o nome do blog, estamos interessados em gerar um novo mapa desse município, incorporando as preocupações, angústias, sonhos e esperanças das pessoas que são capazes de sonhar. Queremos uma cidade nova para tempo novo! Então, vamos à luta!
Aqui vamos privilegiar as propostas, acima das preferências políticas. Então, todos tem espaço aqui, na medida em que encaminhem propostas honestas para o desenvolvimento do município.
Naturalmente, é necessário ter algum parâmetro, então eis algumas regras básicas!
- Aqui se respeitam os direitos humanos: nada de racismo, sexismo nem preconceito social, de credo ou crença. Qualquer referência a esses temas deve ser feita com respeito e o maior cuidado com o sentimento alheio.
- Estamos todos indo na mesma direção, então, respeita-se sempre a opinião alheia, por mais que pareça absurda e desde que essa opinião respeite as regras propostas acima.
- Mantenha o bom humor, não seja sarcástico nem irônico de forma maldosa. A ironia precisa ser um fator de crítica, não de agressão.
domingo, 2 de novembro de 2014
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Carta População Absoluta e Relativa do Município de Cubatão
Esta carta mostra a população de Cubatão por bairros, considerando a população absoluta (o número de habitantes de cada bairro) e a população relativa (a população absoluta por unidade de área, no caso, Km²). Está baseada no censo 2010, mas precisa de alguma atualização, devido ao movimento recente da população dos bairros Cota para os novos bairros criados sobre os Bolsões 7 e 9.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Carta das Unidades de Relevo do Município de Cubatão
Esta carta mostra as grandes unidades de relevo que compõem o território cubatense. Ao se referir ao relevo, é importante lembrar que não é apenas a forma (a geometria) que importa, mas também os materiais e processos que participam da sua formação, no tempo e no espaço. Nesta carta foram destacados os três grandes tipos de relevo dominantes na área retratada, sem entrar em aspectos relativos aos processos e materiais.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Proposta de Abairramento Oficial (conforme trabalho do Geógrafo Cesar Cunha Ferreira)
Essa carta mostra os limites dos bairros de Cubatão, sobre uma imagem de satélite, para evidenciar a cobertura e uso do solo em cada bairro. Existe também, do autor dessa proposta (Cesar Cunha Ferreira), uma classificação conforme tipo de cobertura do solo e função, mas por falta de espaço, os bairros apenas foram identificados pelo nome.
Para os curiosos, basta procurar no site Novo Milênio.
Carta da Hidrografia de Cubatão
Carta destacando a hidrografia do município de Cubatão, com curvas de nível para evidenciar as formas do relevo e altitudes relacionando-as com o fluxo dos rios.
domingo, 19 de outubro de 2014
Carta Hipsométrica do Município de Cubatão (altitudes)
Esta carta é o "fatiamento" das altitudes, representadas em cores e tons diversos, em intervalos de classe. Ela é o resultado do processamento de imagens de radar SRTM, feito no software Spring-Inpe. A montagem da carta foi feito no Qgis, utilizando as bases do IBGE e da AGEM.
Este tipo de informação é importante para estudar o relevo e a hidrografia.
Este tipo de informação é importante para estudar o relevo e a hidrografia.
Carta de Uso do Solo do Município de Cubatão (Vegetação, hidrografia e espaço antropizado)
Mais uma carta sobre cobertura e uso do solo, desta vez com o posicionamento aprimorado e centrado no município de Cubatão. Destaca-se aqui a vegetação natural, hidrografia e áreas antropizadas.
Carta de Declividades do município de Cubatão (Variação da inclinação do terreno)
Mais uma carta publicada com base no acervo do IBGE e da AGEM, além de imagem SRTM processada por mim, usando o SPRING_INPE e a composição da carta com o Qgis.
Importante para entender relevo e hidrografia.
Divirtam-se, estudantes!
sábado, 18 de outubro de 2014
Árvores e desigualdade social no espaço urbano.
Material interessante para entender como a paisagem mostra a desigualdade social.
Desigualdade pode ser medida por presença de árvores
Desigualdade pode ser medida por presença de árvores
sábado, 4 de outubro de 2014
Carta Base do Município de Cubatão - 1:100000 - UTM, Sirgas2000.
Carta Base do Município de Cubatão. Foram utilizadas as cartas do IBGE de 1984 (Carta Santos - 1984 - 1:50000) e a base publicada pela AGEM, Agência Metropolitana da Baixada Santista.
Destacam-se os limites do município, seus bairro, a hidrografia e as formas de relevo.
Fico devendo uma versão mais atualizada da hidrografia e sistema viário, mas vamos aos poucos...
Assinar:
Postagens (Atom)