Para início de conversa...



Espero aqui iniciar uma boa conversa sobre o que nós todos esperamos e desejamos para nosso futuro comum. Embora em princípio esse blog tenha interesse em desenvolver propostas para o município, fica aberta a possibilidade de avançar para outras esferas e escalas. Tudo vai depender da maneira como nossos leitores encaminharem as discussões.

Como diz o nome do blog, estamos interessados em gerar um novo mapa desse município, incorporando as preocupações, angústias, sonhos e esperanças das pessoas que são capazes de sonhar. Queremos uma cidade nova para tempo novo! Então, vamos à luta!

Aqui vamos privilegiar as propostas, acima das preferências políticas. Então, todos tem espaço aqui, na medida em que encaminhem propostas honestas para o desenvolvimento do município.

Naturalmente, é necessário ter algum parâmetro, então eis algumas regras básicas!

- Aqui se respeitam os direitos humanos: nada de racismo, sexismo nem preconceito social, de credo ou crença. Qualquer referência a esses temas deve ser feita com respeito e o maior cuidado com o sentimento alheio.

- Estamos todos indo na mesma direção, então, respeita-se sempre a opinião alheia, por mais que pareça absurda e desde que essa opinião respeite as regras propostas acima.

- Mantenha o bom humor, não seja sarcástico nem irônico de forma maldosa. A ironia precisa ser um fator de crítica, não de agressão.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O desatento acha que a Serra só tem mato. Para quem consegue interpretar a realidade do município, esse "mato" é oportunidade de emprego com qualidade de renda. Realizar projetos de ocupação sustentável e turismo ecológico são a melhor maneira de conservar os remanescente de mata atlântica da região. Esse belo oásis de vegetação cercado por cidades e indústrias pode vir a ser local de trabalho de muitos cidadãos que hoje não encontram espaço no mercado de trabalho. Trata-se de estudar os limites dessa atividade e implementá-la com o necessário respeito à galinha dos ovos de ouro. Assim como essas matas oferecem opção de lazer popular, também podem oferecer atrações mais sofisticadas, que fomentariam várias atividades correlatas e de suporte, enriquecendo muito o comércio local.

Considerando a proximidade da Vila da Light e da Fabril, esses casarios antigos e de inestimável valor histórico poderiam ser locais de apoio ao turista, com restaurantes, lojas especializadas em equipamentos de trekking e escalada, ou pousadas. Aliás, houve um tempo em que a Fabril dispunha de um cinema, fato quase desconhecido dos novos cidadãos.

2 comentários:

  1. Utilizar a mata atlântica com fim turístico é uma escelente ideia. Campos do Jordão faz isto com seu trem que passeia pela serra.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leonardo, meu caro colega!

    Sim, a Mata tem muito mais o que oferecer, além de madeiras. E além das matas, o município tem grande potencial para o turismo histórico, econômico, industrial, além do já conhecido ecoturismo.

    ResponderExcluir